CONTATO do CLUBE

cvencompanhiadeviagens@gmail.com
(51) 3330.7496

quarta-feira, 9 de maio de 2012

MIRTILO


MIRTILO, SAUDÁVEL E PRODUZIDO NO SUL DO BRASIL

Introduzido pela Embrapa em 1983, o mirtilo produzido no Brasil tem origem em algumas variedades de mirtilo cultivadas na Europa em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-las no país, apenas conseguido de forma satisfatória no sul do Brasil, nas serras de nordeste do estado do Rio Grande do Sul e em cidades planálticas, visto que o planalto catarinense ou meridional se encontra na zona subtropical e a uma altitude média de 1000m.

O mirtilo, conhecido também como Blueberry no exterior, atua em casos de diarréias graves e é indicado também para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. É atribuída à mirtilina a ação antibacteriana, sendo atualmente aceito como tratamento para infecção urinária baixa de repetição, principalmente em forma de suco. Também foi muito utilizado como antitérmico.
O mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal e pé diabético. Pesquisas recentes mostram que o mirtilo também é eficaz no combate aos radicais livres e ao colesterol ruim no organismos.

COMO CONSUMIR:
Na culinária pode ser utilizada em granola, geleias, doces, vinho e bolos. Seu suco era empregado para tingir finos vinhos tintos. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas (compotas), talvez seja esta razão de ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de vitaminas A e B. Uma outra forma prática de preparar o mirtilo é misturado ao iogurte, batido no liquidificador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário